Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the happy-elementor-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/afrontos/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
linhas de atuação – AFRONTOSAS

LINHas de atuação

Arte e pesquisa
A proposta é articular-se entre projetos comissionados, exposições, programas públicos, publicações, bolsas de estudos e residências artísticas. Consideramos o potencial da arte contemporânea e seu estudo como campo possível de promover a crítica decolonial através da aplicação do conceito de interseccionalidade. Interessa ainda criar uma série de parcerias institucionais nacionais e internacionais a fim de apoiar a produção e a pesquisa de artistas negres cuír. 

Pretende-se também criar espaços para que a articulação entre a arte e a educação sejam alinhadas a fim de gerar mais espaços de debate e discussão do papel da arte na produção de pensamento crítico que seja consumido não só para nichos artísticos, mas para outras comunidades. 

Acolhimento e Ancestralidade
Produção de espaços de acolhimento a partir do resgate e da manutenção da ancestralidade negra, de modo que nos interessa pensar a cuíeraspora e montar por meio cuírlombismo, como orienta a mana escritora e pensadora Tatiana Nascimento, espaços para socialização, cuidado, criação e acolhimento de histórias e vidas negras. Promover encontros entre a comunidade negra cuír em Portugal a fim de promover a partilha mútua e a cura. 

Consultoria e Ensino
Promover a educação decolonial e antirracista a partir de um recorte interseccional que inclua a questão diáspórica e de identidade de gênero.Oferecer cursos a comunidade local e insituições artísticas a fim de promover a educação antirracista e decolonial; Elaborar propostas de consultoria institucional a fim de promover mudanças estruturais nas formas de organizações de instituições culturais e das artes; 

Cultura e Celebração
Realizar eventos para a comunidade local a fim de estabelecer locais seguros para a manifestação celebrativa da cultura negra cuír.Oferecer apoio na produção de eventos a instituições artísticas e de cultura a fim de criar espaços seguros e de acolhimento de pessoas negras cuír. Promover mudanças estéticas nos eventos de arte e de cultura em Portugal a partir da produção de cursos e workshops para pessoas e instituições.

Lifestyle e Fashion Design
Promover o conceito de “montação” como um dos fundamentos da cultura negra queer.